Nederlands

 

 

English

 

 

sveriges flagga

 

 

ad

 

ad

 

 

 

 

Flores

A ilha das Flores, bem como a sua vizinha, a ilha do Corvo, constituindo ambas o chamado Grupo Ocidental, encontram-se já fora da placa tectónica europeia: entre as Flores e  o Grupo Central passa a falha que coloca aquelas duas ilhas já na placa americana. É, no entanto, na ilha das Flores que se encontra o ponto mais ocidental da Europa: assim sendo é a freguesia da Fajã Grande a mais ocidental do Velho Continente. A ilha tem cerca de 143km2 e uma população que ronda os 4000 habitantes. Sendo por muitos considerada a ilha mais bonita do arquipélago, as Flores dividem-se em dois concelhos: o de Santa Cruz das Flores, a Norte, com aproximadamente 1800 habitantes e o das Lajes das Flores a Sul com a restante população.
A ilha deve o seu nome, claro está, à abundância de flores, em específico às hortênsias que por aqui abundam em tons de branco, azul e rosa nos meses largos de Verão. A par das flores, são também as lagoas, cascatas,  ribeiras e percursos pedestres pelo meio dos vales e do intenso e fresco verde que fazem desta ilha uma das preferidas de quem vista os Açores.

Também de origem vulcânica a ilha das Flores tem no Morro Alto o seu ponto mais alto com 914m de altitude. Abundam pela ilha cones e crateras vulcânicas, uns maiores, outros mais pequenos: a Caldeira Funda das Lajes teve a sua erupção estimada em 1200 a.C. enquanto a Caldeira Comprida irrompeu em chamas e lava por volta de 950 a.C. Alguns destes cones vulcânicos e respectivas caldeiras albergam hoje no seu interior lagoas que surgem muito por causa da abundância de nascentes de água que acabam por surgir nas suas vertentes. Nas Flores há sete destas lagoas. A caldeira da Lagoa Funda  é considerada a mais atractiva. Por outro lado, as Águas Quentes, como o próprio nome indica, fazem-se valer pelas suas pequenas nascentes de água quente sulfurosa.

No Parque Florestal da Fazenda de Santa Cruz, as condições são de tal modo excepcionais que permitem a convivência de um grande número de espécies exóticas dos cinco continentes. No concelho das Lajes das Flores, pertinho do mar, encontra-se uma pequena vila tipicamente açoreana (claramente florentina), a Fajãzinha, que tem ainda ruínas de diversos moinhos de água. Na Ribeira Grande podem ver-se algumas das mais espectaculares paisagens do arquipélago: um conjunto de cascatas, cerca de 20, que chegam ter quedas de água com mais de 300 metros de altura, algumas delas caindo directamente no Oceano.

Visto está assim que a água parece ser um dos principais recursos da ilha. E assim o é efectivamente, facto que também se pode justificar por razões climáticas, visto que nos Açores verifica-se uma tendência para haver um aumento de pluviosidade e humidade no sentido Este-Oeste.

Flores destagues

Vilas e Cultura

- Santa Cruz, capital das Flores – Câmara Municipal, Museu, Igreja de São Boaventura, Posto de Turismo, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição...;

- Lajes das Flores – Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, Ermida de Nossa Senhora das Angústias, praia...;

- Fajãzinha – Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, Império do Divino Espírito Santo do Rossio, Moinhos do Cabeço do Outeiro...;

- Fazendas das Lajes – Igreja Paroquial do Senhor Santo Cristo dos Milagres, Casa do Divino Espírito Santo...

 

Natureza

- as caldeiras, nascentes de água quente, lagoas, quedas de água e afins que proliferam por toda a ilha;
- Miradouro do Monte das Cruzes;
- Miradouro da Ribeira Cruz;
- Miradouro da Fajãzinha;
- Miradouro da Caldeira;
- Rocha dos Bordões – fenómeno geológico de enormes colunas basálticas;
- Gruta dos Incharéus – enorme caverna subaquática junto à costa;
- Formações rochosas no Monte dos Frades;

- a cadeia montanhosa central, de onde se destaca o Morro Alto, onde se encontra o ponto mais alto da ilha a 915 metros acima do nível do mar. O Pico da Burrinha, o Pico dos Sete Pés e outros mais baixos completam este sistema montanhoso. A partir destes picos pode desfrutar-se de panorâmicas excepcionais sobre a ilha com as suas lagoas, vales, ribeiras e toda o recorte irregular da costa;

- sobre a vila das Lajes e a oferecer uma perspectiva única sobre esta está o monte da Madeira Seca...

© Azoresweb 2006